O 9º Encontro Mundial de Capoeira está sendo realizado no Arraial d’Ajuda, entre os dias 26 a 31 de julho, reunindo mais de mil capoeiristas de vários continentes, representando cerca de 18 países, além de praticantes da modalidade de todo o Brasil.
De iniciativa da Associação de Capoeira Sul da Bahia, comandada pelo Mestre Raílson, o encontro visa a integração entre filiais da associação instaladas em vários países, intercâmbio cultural e, ao mesmo tempo, possibilitar aos estrangeiros uma imersão às raízes desse esporte brasileiro.
A programação inclui cursos sobre tendências, técnicas, evoluções, saúde do atleta e performance. “A cada dia temos um tema diferente, mostrando as origens e avanços desse esporte que tem conquistado o mundo”, destaca o Mestre Raílson.
Neste sábado (30), na Quadra Esportiva, uma cerimônia reunirá atletas, autoridades municipais e moradores. Haverá apresentação artística com dança de origem afro, rodas de capoeira, maculelê e reverência às bandeiras das nacionalidades presentes.