
A Veracel Celulose comemora, neste mês de maio, 20 anos de operação industrial em Eunápolis, cidade localizada no extremo sul da Bahia. A data é simbólica não apenas pelo marco da trajetória industrial da empresa – que já opera a sua base florestal na região há mais de 30 anos -, mas também por representar duas décadas de transformação social, econômica e ambiental para a região. A celebração acontece em pleno Mês da Indústria, reforçando o papel estratégico do setor industrial para o desenvolvimento de cidades pequenas e médias.
Instalada a aproximadamente 650 km da capital Salvador e 60 km de Porto Seguro, a fábrica da Veracel se consolidou como um dos principais vetores de crescimento econômico do Sul da Bahia desde a sua inauguração, em 2005. Desde então, a unidade vem promovendo oportunidades de emprego, movimentação da cadeia produtiva local e geração de renda para milhares de famílias. dados comprovam o poder de transformação da instalação de uma indústria estruturada e sustentável em municípios de médio porte.
De acordo com estudo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em apenas três anos após o início das operações (2008), o impacto da companhia foi expressivo: o PIB de Eunápolis cresceu 76,1%, superando a média estadual de 42,7% da época; a indústria local expandiu 267%, mais que o dobro da média da Bahia; o emprego total cresceu 94,4% e a população do município aumentou 19,1% no período, quase o triplo da média estadual.
Ainda sobre a geração de empregos, o levantamento da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) reforça que, para cada pessoa empregada diretamente nesse setor, são criados outros 5,3 postos de trabalho ao longo das cadeias produtivas que utilizam insumos ou produtos de origem florestal. Esse efeito multiplicador resulta em um total estimado de 3,7 milhões de empregos indiretos no país, demonstrando como operações como a da Veracel influenciam positivamente não apenas o município sede de sua fábrica, mas também diversas regiões conectadas à sua cadeia produtiva.
Ainda segundo o estudo, após a inauguração da fábrica da Veracel em Eunápolis, em 2008, a participação de Eunápolis no total do PIB baiano aumentou 22,4%. Já o PIB per capita teve alta de 58%, também superior à média estadual, que foi de 31,5%, com a participação no PIB per capita do estado passando de 1,15% em 2002 para 1,38% em 2008 — crescimento de 20,2%. No mercado de trabalho, os impactos foram igualmente expressivos: a participação do município no emprego total da Bahia subiu de 0,7% para 0,96%, alta de 38,1%. O número de empregados na indústria cresceu 279% nesse intervalo, enquanto a média de crescimento estadual foi de 57,3%. A fatia de Eunápolis no total de empregos industriais da Bahia passou de 0,4% para 0,92%, um salto de 130%.
A Veracel foi um divisor de águas para a região. Mais do que uma fábrica de celulose, nos tornamos parte do território, gerando valor compartilhado com as comunidades, os colaboradores, os fornecedores e o meio ambiente. Ao longo desses 20 anos, construímos uma história sólida baseada em responsabilidade com nossas pessoas e com a região em que operamos, além de sermos um exemplo palpável de como é possível ter uma operação competitiva mesmo estando longe dos grandes centros e levar o desenvolvimento industrial para diversas regiões dos estados”, afirma Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel.