As características da cultura dos povos indígenas brasileiros, extremamente diversas e ricas em tradições e conhecimentos ancestrais e a importância da preservação dessas culturas, respeitando a diversidade das etnias, chegam a Trancoso de forma artística.
Muitas dessas culturas, herdadas e harmonizadas com as origens africanas, se enraizaram profundamente na história e cultura da arte em todo o mundo, influenciando artistas e movimentos, o que culminou com um universo rico e distinto da arte moderna.
E inspirada pelas culturas remanescentes e lugares inóspitos do planeta, a fotógrafa Juliana Lima sempre foi amante dos povos originários. Como resultado dessa paixão, ela traz registros em sua arte das aldeias indígenas no Brasil e convidou artistas que têm a mesma inspiração a apresentar seu trabalho em uma mostra belíssima.
Origens – África / Brasil, nos faz entrar na criação, na história, no passado e no presente, na belíssima exposição composta pelos artistas Alysson Carvalho, Bia Doria, Marck Ribeiro, Jayme Reis, Hugo França, Ju Lima, Lê e Pri e Sergio Matos, numa inusitada imersão nas influências culturais dos povos originários.
A Mostra acontecerá na Casa das Festas, no belíssimo e famoso quadrado em Trancoso, entre os dias 31 de março e 6 de maio. No encerramento, será realizado um leilão das obras. Durante toda a exposição, acontecerão oficinas artísticas, bate-papos, desfiles, movimentos sociais, rituais indígenas, arte dentro da arte, dentre outros.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Superintendência de Cultura