O Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) confirmou o diagnóstico de quatro novos casos do novo coronavírus (Covid-19). Os pacientes são residentes em Salvador e tem histórico de viagem ao exterior ou contato com pessoas com diagnóstico positivo para o Covid-19. Segue abaixo o perfil dos pacientes:
– Homem, 64 anos, com histórico de viagem pela Tailândia. Segue internado, evoluindo bem;
– Homem, 50 anos, com histórico de contato com paciente vindo dos Estados Unidos. Segue internado, evoluindo bem;
– Homem, 43 anos, com histórico de contato com paciente diagnosticado para Covid-19;
– Mulher, 71 anos, com histórico de viagem pela Espanha e Portugal. Segue internada, evoluindo bem;
De janeiro até às 11 horas desta quarta-feira (18), a Bahia registrou 671 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 18 confirmados na Bahia, sendo no município de Salvador (9), Feira de Santana (5), Porto Seguro (3) e Prado (1). Outros 278 aguardam análise laboratorial e os demais foram descartados. No total, 46 municípios fizeram notificação. Até o momento não há registro de transmissão comunitária.
Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Diferente do divulgado anteriormente, a ficha de notificação foi retificada, e não há médicos dentre os casos confirmados. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17 horas de quarta-feira (18).
É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.
Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.
Comentários estão fechados.