PROFISSIONAIS SE QUALIFICAM PARA AMPLIAR ADESÃO DO DIU ATRAVÉS DO SUS

Médicos que atuam na Atenção Básica de Porto Seguro estão participando de treinamentos direcionados a inserção de DIU, dispositivo intra-uterino, um dos métodos contraconceptivos mais eficazes, que potencializa a ampliação ao acesso do planejamento sexual-familiar seguro.

“A Secretaria de Saúde está reforçando as ações voltadas à garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres em Porto Seguro. Uma das medidas é a ampliação do número de profissionais capacitados na inserção do DIU, um dos mais eficazes métodos contraceptivos disponíveis gratuitamente pelo SUS. Buscamos com as capacitações periódicas, atualizar os profissionais tornando-os aptos para executar o procedimento, ampliando assim, o número de serviços de referência para inserção do dispositivo, fortalecendo a oferta, bem como o acesso as mulheres”, destaca a diretora do programa de saúde da mulher, Vanessa Trevisol

Ministrados pela ginecologista Sônia Vitorelli, os treinamentos, subdivididos em teórico através de oficina, também realizam aulas práticas nos consultórios das unidades de saúde, com a inserção do DIU. As capacitações, desenvolvidas desde 2019, estão integradas ao calendário de aperfeiçoamento e extensão implantado na Atenção Básica, junto ao Programa Saúde da Mulher.

O projeto, inovador e pioneiro, tem conduzido o município ao avanço da referência para médicos e enfermeiros aplicarem o método de longa duração, como os DIUs (dispositivo intra-uterino) de cobre, durante as consultas ginecológicas com mulheres que têm ou não filhos.

Entre o ano de 2018 a setembro de 2020, foram 767 pacientes que aderiram uso do método contraceptivo e com as qualificações o objetivo é continuar expandindo a adesão ao contraceptivo que  potencializa o planejamento familiar e pode ser usado em qualquer idade.

Comentários estão fechados.