Os brasileiros esperam ansiosos pela chagada da vacina, nada diferente dos moradores de Porto Seguro.
Na noite desta segunda-feira (18), a secretária de saúde do município, Dra Raíssa Soares, disse haver estoque de seringas e agulhas, no entanto não soube especificar sobre o plano de vacinação, informando apenas que deverá seguir o mesmo do governo do Estado, priorizando na primeira fase profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 e idosos que vivem em asilos.
Raissa explicou em vídeo que o Estado estaria levantando número de pessoas e grupos prioritários junto com um grupo técnico do município. Todos os dados e informações ainda estão em análise, e não foi informado quando será iniciada a vacinação no município, nem previsão, mas as primeiras doses foram encaminhadas ao aeroporto de Porto Seguro por volta de 2 da manhã.
Em que pese a Secretária achar que não se tenha “a tal vacina esperada”, não há alternativa comprovadamente capaz de tratar a Covid-19, conforme relatório apresentado pela Anvisa.
A relatora e diretora da Anvisa, Meiruze, durante a votação de aprovação da vacina, disse que a equipe de servidores da Anvisa, concluiu que os benefícios conhecidos e potenciais da vacina superam seus riscos:
Até o momento, não contamos com alternava terapêutica, aprovada e disponível para prevenir ou tratar a doença causada pelo novo Coronavírus. Assim, compete a cada um de nós, instituições públicas e privadas, sociedade civil organizada e cidadãos, cada um na sua esfera de atuação, tomarmos todas as medidas ao nosso alcance para, no menor tempo possível, diminuirmos o impacto devastador da Covid-19 sobre as vidas do nosso País.