Na manhã desta quinta-feira (11), policiais civis e militares prenderam 12 pessoas em investigações acerca da queima de ônibus e caminhão de lixo, ocorridos em Eunápolis nos meses de outubro e dezembro do ano passado. As prisões foram realizadas nos municípios de Eunápolis, Ilhéus e Monte Mor/SP.
Durante as investigações verificou-se que os incêndios foram ordenados por líderes de uma facção criminosa de Eunápolis, envolvida com o tráfico de drogas, roubos e homicídios e tinham como objetivo inibir as ações policiais de repressão ao crime.
Os ataques ao transporte público foram autorizados por um indivíduo conhecido como BODE, preso no Estado de São Paulo. Tal investigado estava evadido do Conjunto Penal de Eunápolis, desde outubro, quando teve direito a saída temporária e não retornou.
Ele foi preso por policiais civis da Bahia e de São Paulo na manhã de hoje no município de Monte Mor/SP, a 122 km da Capital paulista, no mesmo momento em que outros mandados eram cumpridos em Eunápolis e Ilhéus, e já está sendo recambiado de volta para a Comarca de Eunápolis onde responderá pelas ações criminosas.
Outro investigado, vulgo “OREA”, também foi preso na posse de duas armas de fogo em Ilhéus/BA por policiais civis da 7ª COORPIN/Ilhéus, local de onde ele determinava as queimas dos veículos e outras ações criminosas, repassando as ordens de BODE.
Conforme constatado, os envolvidos chegaram a cogitar incendiar oito ônibus no dia 26/12, mas os veículos foram estrategicamente retirados de circulação. Por conseguinte, foi incendiado um caminhão prensa que estava realizando a coleta de lixo na cidade.
No curso de toda a operação foram apreendidos mais de 25 quilos de drogas, 07 armas de fogo e cerca de 60 mil reais em dinheiro. Além disso, 12 pessoas foram presas.