O Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva, em parceria com a ANAC (Associação Nativos de Caraíva)e a ACOPAX divulgou diretrizes para a realização de eventos na Vila de Caraíva e na Aldeia Xandó.
Todos os organizadores de eventos devem solicitar autorização ao ICMBio com pelo menos 100 dias de antecedência.
Além disso, o público deve ser limitado a 800 pessoas, não ultrapassando o limite de 2 mil pessoas, somando-se todos os eventos programados para o dia. Encerrar suas atividades até às 23h59, exceto os eventos tradicionais, como o forró, os festejos locais e o Réveillon.
A ANAC e a ACOPAX também orientam os organizadores de eventos a consultar as associações antes de iniciar a venda de ingressos, a fim de obter a aprovação da comunidade para a realização do evento proposto.
O CCAC reconhece a importância dos eventos para o desenvolvimento econômico e social da região, mas destaca a necessidade de que sejam realizados de forma responsável e sustentável, respeitando a cultura e a natureza local.
As orientações seguem as normas estabelecidas pelo Ministério Público Federal e também pelo ICMBio, responsável pela gestão da Resex Corumbau e do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.
Ver essa foto no Instagram