Manifestantes atearam fogo em pneus e madeira e estão interditando a BA001 nas proximidades do trevo que da acesso à entrada de Trancoso.
Segundo informações, o grupo pertence aos ocupantes de áreas no local, que foi alvo de uma reportagem nesta sexta-feira (19), no Jornal Nacional, na rede Globo.
A matéria relatou que áreas de preservação ambiental estão sendo destruídas por invasões. Várias árvores foram encontradas cortadas e derrubadas para a instalações dos barracos, onde vivem cerca de 500 famílias.
No total, conforme apurou o JN, são três fazendas invadidas e o caso está correndo na justiça, pois os proprietários pediram reintegração de posse.
Representantes do movimento informaram que são camponeses em busca do direito à propriedade. Por outro lado, o secretário de desenvolvimento urbano do município, disse que 90% são, empresários e grileiros de terra e pessoas com visão apenas de se aproveitar da situação para ganho financeiro em Trancoso, que é um dos destinos mais procurados do mundo.