Superior – Prefeitura

ÍNDIGENAS RESISTEM A REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM PORTO SEGURO

De acordo com a decisão proferida no dia 20 de agosto pelo Juiz Federal Pablo Baldivieso, onde deferiu uma liminar determinando a reintegração de posse da área da Escola de Pilotagem, localizada na praia do Mutá, em Porto Seguro, deu  prazo de 5 dias para desocupação, sob pena de multa de 10 mil reais. ( relembre clicando aqui )

O prazo dado pela Justiça para que os indígenas desocupem parte da terra acabou na terça-feira (25). Entretanto, a reintegração de posse ainda não aconteceu.

O ato de resistência, liderado pelo presidente do Conselho dos Caciques, Siratã Pataxó, contou com danças, orações e gritos de ordem.

Vamos resistir para existir, esse é nosso lema de hoje. Vamos permanecer no nosso território, daqui não abrimos mão”, disse o cacique da aldeia Novos Guerreiros, Ararawê Pataxó.

De acordo com o presidente do território da Ponta Grande, Tucum Pataxó, foi feito um estudo antropológico que apontou que a área que a Justiça pede a reintegração de posse fica dentro do território indígena, que passa por um processo de demarcação.

A dona do aeródromo Deusa Almeida,  informa está na área há 26 anos, e que pediu apenas a retirada de dois quijemes, um que fica na cabeceira da pista e outro feito com madeira e palha, que foi montado dentro do perímetro dos 60 metros do escape.

Comentários estão fechados.