Por volta das 8 da manhã desta quarta-feira (01/09) os indígenas fecharam a BR 367 pelo segundo dia consecutivo, em vários pontos, entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
Os bloqueios com pedaços de madeira e pneus incendiados começam na altura da Aldeia Novos Guerreiros, logo após a Ponta Grande, em seguida, em frente ao Hotel Capitania e na chegada do distrito de Coroa Vermelha. As rotas alternativas via Estrada do Telégrafo também foram interditadas.
Os índios pataxós estão protestando contra a derrubada de construções irregulares na Praia do Mutá, ação realizada ontem.
Os manifestantes alegam que a ação foi arbitrária, por outro lado, a legislação prevê a demolição independente de ordem judicial, em se tratando de áreas de preservação ambiental, e segundo a Prefeitura a fiscalização já tinha ido ao local diversas vezes, mas nunca encontrava proprietários dos imóveis à beira mar.
Após a ação, a secretaria de meio ambiente do município precisou ser fechada, pois os pataxós ameaçavam invadir o local. Barracas de praia da região ontem foram obrigadas a fechar por ameaça dos manifestantes, ainda não há detalhes se hoje estão funcionando.
Como o ato hoje começou mais cedo, centenas de trabalhadores não conseguiram chegar a seus destinos. Alguns turistas estão atravessando o protesto com malas para se direcionarem aos hotéis.