A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) finalizou o processo licitatório realizado para escolher uma organização social para administrar o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), em Porto Seguro, no qual teve como vencedora Instituto de Gestão e Humanização (IGH).
A empresa receberá do governo uma quantia de R$ 425.358.381,00 para custear a operação da unidade e cerca de R$ 2.041.950,00 para os preços das OPMEs [Órteses, Próteses e Materiais Especiais] na unidade de saúde. A organização, que já faz a administração da unidade hospitalar, terá agora um novo contrato, que entrará em vigor, a partir do próximo dia 1º de setembro, com duração de 5 anos.
A empresa é alvo de inúmeras críticas, denúncias de atrasos de salário de médicos, enfermeiros, tecnicos, entre outros funcionários. Falta de insumos, lençol, calor extremo nas salas, teto da UTI caindo, mas nada disso é impedimento para impedir a continuidade da gestão.
Duas entidades apresentarem recursos no processo licitatório, no último dia 23 de julho. Na época, as empresas Associação de Proteção à Maternidade e Infância Ubaíra S3 Gestão em Saúde e o Instituto Nacional de Gestão Social e Inovação Público Privada – Provida interpuseram recursos administrativos no processo, mas não obtiveram resultado positivo.