Porto Seguro nos últimos anos não recebeu expressivas contribuições de deputados, com destinação de emendas parlamentares para o município, mas com a aproximação das eleições, a movimentação política está a todo vapor com alguns nomes locais já conhecidos, e outros novos, apoiados por políticos da cidade.
Para Estadual, entre os principais nomes estão a Ex prefeita Cláudia Oliveira (PSD), o empresário Raimundinho da JR (PL), que tem apoio do prefeito Jânio Natal e Coronel França (PL), o ex-comandante do 8º batalhão da Polícia Militar. Não será uma disputa fácil, afinal, no PSD, nenhum deputado foi eleito com menos de 50 mil votos em 2018, já o PL não teve representantes no pleito eleitoral.
No âmbito Federal, está o deputado Uldurico Junior (PROS), Roberta Caires (PP), atualmente vereadora de Salvador, apoiada pelo vice prefeito Paulinho Toatoa, Jonga Bacelar (PL), que apesar de não ser da região, tem o apoio do prefeito Jânio, e o jovem Neto Carleto(PP), sobrinho do atual deputado Ronaldo Carletto, que sempre teve expressiva votação na região. No PP todos os eleitos tiveram mais de 100 mil votos em 2018, já Uldurico que era do PPL foi eleito com pouco mais de 66 mil e Jonga Bacelar com mais de 84 mil votos em toda Bahia.
O cenário para estadual é diferente de 2018, onde os mais votados em Porto Seguro foram Jânio Natal, Larissa Oliveira e Cordélia Torres. Já para federal, Uldurico foi o mais votado, seguido de Valmir Assunção e Daiane Pimentel, comprovando que nem sempre o eleitor opta por alguém da cidade ou que tenha apoio de uma liderança política do município.
As eleições acontecem no dia 02 de outubro, até lá os eleitores têm tempo de avaliar as opções que de fato representem Porto Seguro e que possam contribuir com o desenvolvimento da cidade.