Desde o início da manhã desta terça-feira (31), uma força tarefa está cumprindo ordem para demolir as contrações irregulares à beira mar na orla norte de Porto Seguro, já próximo à Coroa Vermelha, na região da Praia do Mutá.
Até agora com apoio da Polícia Militar, Cipa, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, máquinas da prefeitura demoliram pelo menos duas barracas que estariam em áreas invadidas. Meses atrás conflitos por terra nessa região já resultaram em morte.
Em protesto, indígenas e pessoas que se denominam como proprietários dos imóveis estão interditando a BR 367 em protesto e determinaram que a barracas da região não funcionem hoje.
Segundo informações, a ação foi requerida pelo IPHAN. Cujo levantamento identificou aproximadamente umas 30 construções irregulares.
Houve confronto com indígenas e a operação teve de ser encerrada por questão de segurança dos servidores públicos e dos próprios indígenas que se fizeram presentes no local. Mas nos próximos dias, outras demolições devem acontecer.