A chuva deu trégua na região e o nível de alguns rios já baixou, agora os municípios contabilizam os prejuízos causados pelo ciclone tropical que atingiu o extremo sul do Estado na semana passada.
No distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, o cenário é semelhante ao de uma guerra, com centenas de casas destruídas e uma comunidade inteira devastada.
De acordo com informações da prefeitura da cidade, cerca de 70% da população de Nova Alegria foi afetada com a enchente, tendo as moradias parcial ou completamente destruídas.
Nesta terça (14), O Governo da Bahia montou um “gabinete avançado” em Itamaraju, com intuito de reforçar as medidas de assistência à população.
A sede do gabinete foi instalada na subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, onde já estão concentradas as equipes dos bombeiros e da Defesa Civil.
O grupo fará visitas técnicas em Jucuruçu, a fim de identificar as medidas necessárias para diminuir os impactos causados pelo temporal, fazendo diagnóstico dos prejuízos e principais demandas das famílias.
Muitas pessoas e empresas estão se solidarizando e fazendo doações à região que é uma das mais críticas, e conta com esse apoio para se reconstruir. A Assembleia Legislativa da Bahia também aprovou um projeto que autoriza empréstimos sem juros para vítimas da tragédia.