Comunidade de Caraíva continua mobilizada contra o óleo

Diariamente os moradores e voluntários do distrito de Caraíva, em Porto Seguro, continuam realizando o monitoramento e recolhimento de fragmentos de óleo das praias. Na semana passada, até a ponta de Corumbau, já município de Prado, estima-se que tenham sido retirados cerca de 3 toneladas.

Nessa semana, as manchas continuaram aparecendo, principalmente entre Satu, Camarão e Juacema (norte de Caraíva), porém em menor quantidade.

Mesmo assim, o alerta continua, principalmente porque está prevista para a região a chegada de um fenômeno denominado “Maré Sizígea” que pode movimentar o mar e trazer mais óleo para a costa.

A amplitude da maré muda dia após dia conforme a posição do Sol e da Lua. Quando ambos se colocam numa mesma linha em relação à Terra, como acontece na Lua Cheia e Nova, a maré fica mais alta do que o normal e é chamada de maré de Sizígia.

A sede dos voluntários continua na ANAC (Associação dos Nativos de Caraíva), para informações, dúvidas e retirada de material de coleta. Em cada ponto estão sendo distribuídos kits de proteção, toneis para descarte do óleo e óleo de cozinha para retirar o óleo da pele, por isso o grupo conta exclusivamente com a boa vontade de turistas e empresários locais com as doações.

Comentários estão fechados.