Em vista das dificuldades encontradas no trânsito de Porto Seguro, situação agravada nos períodos de alta temporada e feriados prolongados, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), encaminharam ofícios à Câmara de Vereadores e Prefeitura, solicitando a implantação de estacionamento rotativo.
Segundo as entidades, além dos impactos no trânsito, o município tem sido constantemente vítima de agressões motivadas por pessoas em situação de rua. “Esta é uma realidade que está ficando cada vez mais insustentável, tanto para os empresários e comerciantes, como para moradores e clientes”, afirma Vinícius Brandão, presidente da CDL Porto Seguro.
No ofício, as associações pedem que seja realizado um estudo para a implantação do modelo de estacionamento. Eles sugerem ainda que a pauta seja discutida com toda a sociedade.
Em 2019 foi implantado o serviço no município através da Zona Azul, pela ex prefeita Claudia Oliveira, cuja taxa, por hora, era de R$4,00 para turistas e R$ 2,00 para morador. Alvo de muitas críticas, o mesmo foi suspenso pelo atual prefeito Jânio Natal.