492 casos da Covid-19 foram confirmados em Aldeias Pataxó da região, segundo levantamento da Superintendência de Saúde Indígena, até o dia 5 de Janeiro. A maior incidência de casos é na Aldeia Barra Velha, em Porto Seguro, com 161 notificações.
Ainda no município também há registros da doença na Aldeia Xandó (29), Pará (18), Itapororoca (16), Bugigão (16), Boca da Mata (13), Mirapé (12), Juerana (8), Cassiana (7), Aldeia Velha (6) Jaqueira (4), Imbiriba (3), Novos Guerreiros (3), Meio da Mata (2), e Campo do Boi (1).
Já em Santa Cruz Cabrália os casos confirmados foram em Coroa Vermelha (119), TirriCamaiurá (13), Nova Coroa (21), Aroeira (17), Mata Medonha (8), Agricultura (5). E em Itapebi, 10 casos na Aldeia Patiburi.
Até o momento, desde as primeiras ocorrências registradas da doença, no início da Pandemia, quatro óbitos de indígenas foram confirmados, todos no distrito de Coroa Vermelha.
O povo Pataxó tem denunciado que o aumento de casos se deu devido à negligência tanto da Funai, quanto da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), órgão ligado ao Governo Federal. O cacique Zeca Pataxó, de Coroa Vermelha, alegou que não foram disponibilizados EPI’s nas comunidades, como máscara e álcool, e que falta até combustível nos veículos que atendem aos indígenas.
Com a falta de assistência, não há testagem em massa nas aldeias, e acredita-se que o número de casos é maior do que o registrado.
Comentários estão fechados.