O Atlas da Violência 2025, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revela que a Bahia permanece como um dos estados mais violentos do Brasil, destacando-se negativamente em segundo lugar no número de homicídios de jovens, ficando atrás apenas do Amapá.
Segundo o relatório, a Bahia registrou 3.892 mortes de jovens em 2023, o equivalente a 113,7 homicídios por cada 100 mil jovens. A taxa nacional de mortes para este grupo é de 45,1 homicídios a cada 100 mil jovens no mesmo período.
A mortalidade de jovens no estado é 12 vezes maior que a de São Paulo, estado com o maior número de habitantes do Brasil. Em números absolutos, a Bahia liderou o índice de homicídios no Brasil em 2023, com 6.616 óbitos.
Os dados evidenciam um problema cotidiano vivido pela população baiana, com a urgente necessidade de políticas públicas mais eficazes para combater a violência, com ações integradas entre segurança pública, educação, saúde e assistência social .