A médica e secretária municipal de saúde de Porto Seguro, Dra Raíssa Soares, foi alvo de ação movida pelo Ministério Público da Bahia no dia 16 de Agosto. De acordo com o MP, apesar do município adotar a vacinação contra a Covid, seguindo a política de imunização mundial, a Dra Raíssa vem apresentando discursos contrários ao plano de enfrentamento à Covid, incentivando apenas o tratamento precoce. Relembre.
Nas redes sociais Dra Raissa conquistou milhares de seguidores por defender o tratamento que não tem eficácia reconhecida pela Anvisa, e quando assumiu o cargo de secretária, manteve o discurso, em nenhum momento, conforme denúncia do MP, apoiando a vacina.
Após o processo e toda repercussão, inclusive com pedido que a médica deixasse o cargo público, Dra Raissa tem mudado a postura nas redes sociais. Em vídeo publicado essa semana, a secretária ressalta os números de imunizados em Porto Seguro e convida a população a se vacinar.
Na publicação ela recebeu críticas de aliados bolsonaristas que não acreditam na vacina. Por outro lado, há quem diga que o posicionamento, mesmo que tardio, pode incentivar pessoas da cidade que estavam com medo de se vacinarem , afinal é o que se espera da maior autoridade de saúde do município, pois no mundo inteiro somente a vacina tem validade nos órgãos de saúde.