Superior – Prefeitura

“AFROCONVENIÊNCIA”: CANDIDATA CLÁUDIA OLIVEIRA MUDA DECLARAÇÃO RACIAL PARA ELEIÇÕES

A candidata a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), mudou sua declaração racial para as eleições 2024, passando de branca para parda. A mudança acontece após ter concorrido a várias eleições como “branca”, incluindo a última, de 2022, quando se elegeu deputada.

A autodeclaração de raça, passou a ser obrigatória em eleições gerais desde 2014 e como consta no site do TSE, Claudia Oliveira se autodeclarava branca, somente neste pleito de 2024 é que a candidata passou a ter outra cor/raça.

A mudança chama atenção, já que a partir das eleições de 2022, passou a valer a regra que obriga partidos a destinarem a verba de campanha proporcionalmente às candidaturas negras, ou seja, de pretos e pardos e desde então há aqueles que se aproveitam de uma questão séria por conveniência.

Em 2022 houve uma grande polêmica quando o então candidato a governador ACM Neto se autodeclarou como pardo. Naquele momento, ele chegou a ser intimado para dar explicações ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Neto foi alvo de críticas e enxurrada de memes online que o denominavam como “afroconveniente”.

A afroconveniência aparece na questão da declaração de pessoas com pele clara na tentativa de utilizar direitos que foram criados para atender à população negra. O uso desse mecanismo, se confirmado como fraude, pode levar à cassação do registro de candidatura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.