Nesta segunda-feira (22), uma ação conjunta de forças de segurança da região resultou na apreensão de mais de 154 quilos de drogas e 06 armas de fogo na zona rural do município de Mascote/BA.
A ação é um desdobramento da Operação Nero, iniciada pela Polícia Civil de Eunápolis para investigar os incêndios criminosos de três ônibus do transporte coletivo, e de um caminhão da limpeza pública ocorridos na cidade, que direcionou para a atuação de uma facção criminosa, voltada ao tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e homicídios em toda a região.
As investigações permitiram compreender a divisão de tarefas e como estavam organizadas as diversas atividades criminosas da facção.
Na primeira fase, dia 11, foi possível prender inclusive indivíduos que, à distância (São Paulo e Ilhéus) exerciam posições de liderança dentro da organização criminosa.
Já na manhã de hoje, o foco principal da ação foi a apreensão de drogas e armas, mantidas em uma “roça”, situada no Assentamento Santa Maria, município de Mascote, local onde o indivíduo conhecido como BUGA e seu irmão, MATEUS, mantinham armazenadas, sob seus cuidados, as drogas e armas da ORCRIM, que abasteciam Eunápolis e região.
A droga apreendida está avaliada em mais de dois milhões de reais.
BENS APREENDIDOS:
106,490 KG DE MACONHA;
36,804 KG DE COCAÍNA;
11,195 KG DE CRACK;
04 PISTOLAS CANIK 9mm;
01 SUBMETRALHADORA MAUSER 9mm;
01 REVÓLVER CAL 44