O atual prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, quando ainda Deputado Estadual, sugeriu a utilização da Uneb para aplicação do Revalida, exame que permite aos médicos formados no exterior o exercício da medicina no território brasileiro.
O Prefeito comemora os bons frutos da Indicação que apresentou ao Governo, tendo a notícia positiva publicada via decreto no Diário Oficial de sábado (13).
De acordo com o decreto, o programa foi criado para a expansão do atendimento médico em meio à pandemia da Covid-19, “com especial atenção ao fenômeno conhecido como ‘terceira onda'”.
Além disso, o documento afirma que o governo federal estabeleceu a meta de 2.5 médicos por mil habitantes no ano de 2020, mas que estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que, na Bahia, a proporção é de 1.35 médicos por mil habitantes, sendo que há concentração de profissionais em Salvador (4.16 médicos por mil habitantes), em detrimento dos municípios do interior (0.68 médicos por mil habitantes). Nas cidades com até 50 mil habitantes, a concentração de médicos é ainda menor: 0,25 médicos por mil habitantes.
A adesão ao programa é facultativa às universidades e poderá ser feito em qualquer momento, enquanto o decreto durar.
O projeto que a época foi apresentado pelo deputado Jânio Natal surtiu efeitos. Jânio comentou que “além de darmos oportunidade aos jovens formados no exterior, estamos aumentando o número de médicos, para o enfrentamento dessa miserável pandemia do Covid 19, que tanto castiga o nosso povo!”.