Três pessoas foram presas e R$ 17 mil apreendidos nesta quinta-feira (04), durante a operação Ikaro II, que visa desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, que atua na Bahia. As prisões aconteceram em Salvador e em Porto Seguro.
Em Porto foi preso o servidor público concursado da Prefeitura, Talisson José da Silva Souza, de 33 anos, também conhecido como Talles. Ele foi encontrado no condomínio Outeiro da Glória, onde morava com a esposa.
Ao todo a Operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador. As ações ocorrem em Salvador, Lauro de Freitas e Porto Seguro, na Bahia; e em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai. Um dos alvos de mandados de prisão atuava na Polícia Militar da Bahia até janeiro deste ano.
De acordo com a PF, o grupo criminoso fazia o transporte das drogas em voos comerciais para a Europa, sendo o entorpecente geralmente escondido em bagagens. Para isso, o principal modus operandi era a cooptação de “mulas”, que ficam responsáveis pela realização do transporte.