Autoridades ambientais estão preocupadas com o crescimento de turistas que estão capturando tartarugas marinhas para tirar fotos, no Parque Municipal de Alcobaça, área de preservação ambiental. Ato que é considerado crime por captura e maus tratos de animais silvestres.
Nas últimas semanas várias “selfies” nas redes sociais tem alertado os ambientalistas quanto ao problema. Os visitantes aproveitam o aparecimento das tartarugas na maré baixa, durante os passeios aos recifes de corais, para pegar os animais.
O responsável pelo Centro Tamar e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcello Lourenço, explica o crime ambiental.; “Nessas áreas, como são áreas rasas, elas ficam meio presas ali nas piscinas naturais, o que facilita de serem capturadas. Perseguir e capturar animais silvestres também é crime ambiental, no nível com multa e até prisão”.
De acordo com especialistas, que cobram atitude dos órgãos de fiscalização, essa imprudência dos turistas pode causar um estresse emocional às tartarugas, com consequente interrupção de desova ou até desaparecimento das espécies na região.