PORTO SEGURO NÃO ELEGEU NENHUM REPRESENTANTE INDÍGENA

Com um número estimado de 15.600 índios, entre as 23 aldeias espalhadas na Sede e nos distritos, Porto Seguro que tem a maior população indígena da Bahia, não conseguiu eleger nenhum representante da etnia nessas eleições.

No executivo a única chapa que tinha um pataxó era a do PT, com Lívia Bittencourt como prefeita e Cacique Alfredo Santana como vice, porém às vésperas das eleições Lívia desistiu da candidatura e decidiu apoiar Uldurico Junior.

Para o legislativo 7 se candidataram, mas nenhum se elegeu. Ìndio Rege obteve 360 votos, Ibui Pataxó 214, Tohõ Pataxó 127, Alessandro Índio 56, Antônia Pataxó 48 e Pedro Pataxó não teve nenhum voto.

O mais votado foi Cacique Renivaldo, da Aldeia Imbiriba, que já era vereador. Ele conseguiu 848 votos, que não foram suficientes para garantir a reeleição.

Alguns candidatos se comprometeram com o povo pataxó caso fossem eleitos, no entanto, a falta de representatividade indígena dentro da Câmara nos próximos 4 anos pode ser um dos grandes entraves para a consolidação dos direitos e das melhorias que os índios tanto buscam para suas comunidades.

Comentários estão fechados.