O avanço da maré na região da Praia da Ponta Grande, entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália é um problema que há anos gera preocupação. Parte do trecho da BR 367 já foi reconstruído, mas a infiltração da água por debaixo da pista já provoca o desmoronamento do asfalto em outros pontos.
Com as fortes chuvas e mudança na maré dos últimos dias, o acostamento nas proximidades da Ponte sob o Rio Sabacuzinho também tem sido afetado e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) instalou novas placas de sinalização para alertar os motoristas.
O fenômeno da ressaca do mar e erosão é natural, mas os efeitos podem ser minimizados com rochas lançadas umas sobre as outras colocadas na areia para servir como quebra-mar e proteção das ondas, assim, o procedimento freia a velocidade da água, diminuindo o desgaste e evitando o desmoronamento da orla.
O problema é que na Ponta Grande essa intervenção não acontece há muito tempo e quem trafega pela rodovia, que é bastante movimentada, fica indignado e com medo de que os estragos possam provocar acidentes fatais.
Comentários estão fechados.