Por volta de 21:45 um objeto luminoso foi visto descendo do céu em alta velocidade, com duração de cerca de 3,4 segundos.
Em um formato de gota, parecendo uma bola de fogo, ele foi cruzando o céu em direção ao chão.
Uma moradora da Orla Norte de Porto Seguro informou que estava olhando o céu, que estava com muitos relâmpagos, quando então viu o objeto, que ainda não sabia explicar o que era.
Moradores de Barra grande, Camamu, Teolândia, Marau, Morro de São Paulo e Ituberá também relataram terem visto o fenômeno, alguns até ouvido um estrondo.
Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) explicou o fenômeno, que segundo ele, apresentou características semelhantes ao registrado em 19 de outubro, que também foi visto em cidades baianas.
“Ao que tudo indica ele atingiu as camadas mais baixas da atmosfera. Quando isso ocorre, há propagação maior do som. Isso daí, provavelmente, pode ter feito a população sentir mais. O tremor é devido ao deslocamento de ar. É uma coisa que acontece, mas é mais raro. Quando há algum evento como esse, o que há de mais perigoso, o que causa mais risco, é o deslocamento de ar. As pessoas sentem como tremor de terra, mas ele treme paredes, janelas, não a terra em si, tanto que ele não é captado pelos sismógrafos. É da mesma forma quando sentimos um caminhão pesado passando pela rua”, explicou.
Comentários estão fechados.