Superior – Prefeitura

CLÁUDIA OLIVEIRA PERDE AÇÃO EM QUE TENTA AMORDAÇAR IMPRENSA

A coligação “O FUTURO EM NOSSAS MÃOS”, da candidata a prefeita Cláudia Oliveira, entrou com uma ação judicial contra o Site 1500noticias, para que retirasse do ar uma matéria publicada no dia 06/09 com o título: “Deputada Cláudia pode ser presa a qualquer momento por ordem da Justiça Federal”.

Na ação, era alegado que a notícia veicula era falsa “fake news”, que a imagem inserida (cláudia dentro do veiculo escondendo o rosto) esta “descontextualizada, e que o texto buscava confundir os eleitores, pedindo assim a retirada da matéria publicada e multa.

Na defesa, foi combatido os argumentos dizendo que: A imagem da candidata sendo presa é “uma imagem verdadeira, está no google, e pode ser acessada por qualquer leitor, ou eleitor”.

Que a publicação não ofendeu a honra da candidata “pois esta, conforme decisão federal, “desviou recursos públicos para interesses próprios”. E que não há no texto qualquer informação falsa.

A informação jornalística, democrática, DEVE possuir capacidade de demonstrar os fatos verdadeiros, e deixar que os LEITORES INTERPRETEM, e façam seus juízos de valores sobre o conteúdo.

A ação foi julgada improcedente pelo juiz eleitoral Tibério Magalhães. Em suma, o juiz entendeu que o site não veiculou notícia falsa, sendo o seu conteúdo fiel à decisão proferida. E que a “matéria jornalística é a fidedignidade dos fatos noticiados, a qual foi mantida incólume.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.