Policiais Militares do 8° Batalhão deslocaram para o distrito de Trancoso, em cumprimento a uma ordem judicial, para que fosse reintegrada a área referente às Fazendas Itaquena e Rio dos Frades, ocupada ilegalmente por integrantes do Movimento de Resistência Camponesa (MRC).
Durante o percurso, as guarnições da PM foram surpreendidas pelo protesto com obstrução da BA-001, contrariando o acordo que havia sido formulado durante a reunião de alinhamento e definição do cumprimento da ação, ocorrida anteriormente.
No primeiro momento, os resistentes incendiaram pneus e troncos de árvores, montando uma espécie de barricada na pista. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e realizou a desobstrução, ao tempo, mas o clima ficou bastante tenso, quando o grupo atirou pedras, pedaços de pau, garrafas de vidro e coquetéis molotov contra os policiais, que deu início a um confronto.
Além disso, o grupo ainda, segundo informações da PM, roubou um caminhão e o atravessou na via, no intuito de impedir a passagem das viaturas e alguns homens passaram a deflagrar disparos de arma de fogo contra os militares. Novamente, foi necessária uma ação mais enérgica por parte dos policiais, a fim de contornar o obstáculo e fazer cessar o confronto, impelindo os suspeitos à fuga.
Por fim, as guarnições conseguiram chegar ao local da reintegração de posse, dando início a sua execução, em apoio ao Oficial de Justiça presente.