Comunidades indígenas do extremo sul vem relatando há alguns meses que estão sofrendo ataques de pistoleiros que querem ocupar o território onde eles vivem. No entanto, no final da tarde dessa quarta-feira (17), a Polícia Militar foi acionada após informações de que os índios estavam tentando invadir uma fazenda na zona rural de Porto Seguro, em São Geraldo.
Durante a ocupação, segundo o 8º BPM, houve confronto entre os invasores e alguns homens que exerciam atividade de segurança privada no local, dentre os quais, dois policiais militares, que ficaram feridos no conflito e foram socorridos para uma unidade médica, no município de Itabela.
Diante do cenário de enfrentamento, guarnições do 8° BPM/Porto Seguro, da 7ª CIPM/Eunápolis, da CIPT/Sul (RONDESP) e da CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) deslocaram para a localidade, mas segundo eles, indígenas estavam obstruindo as vias, inclusive, ameaçando atear fogo numa ponte que dá acesso à fazenda.
Aulas precisaram ser canceladas em uma escola indígena. A situação é complexa e permanece tensa na região, com a possibilidade de novos conflitos, entre índios e fazendeiros, nas proximidades da Aldeia Barra Velha, também Monte Pascoal e São Geraldo.