Essa semana, a equipe multidisciplinar da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, realizou a primeira captação de órgãos do ano.
O procedimento foi possível após diagnóstico de morte encefálica de uma paciente. Confirmado o quadro, sem nenhuma chance de recuperação, a família foi informada sobre a possibilidade da doação dos órgãos , aceitou, e com celeridade, a equipe HRDLEM agiu para salvar vidas através da solidariedade deste ato.
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em lista única, definida pelos critérios da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde da Bahia.
A Unidade destaca a importância da decisão dos familiares, que mesmo em um momento de dor, pensou em contribuir com a vida de outra pessoa. “ A falta de informação ainda é uma barreira para a doação e impede que outras vidas sejam salvas, por isso é preciso que a sociedade compreenda o quanto a doação é necessária. Parabéns a nossa equipe pela sensibilidade e responsabilidade para fazer o procedimento acontecer e principalmente à família por este ato de amor ao próximo. “ Destacou Dr Rodrigo Carvalho, diretor técnico da Unidade e membro da Comissão.