A Policia Federal, realizou uma operação deflagrada na manhã desta terça feira, 19,nomeada como Operação FAROESTE, onde visa desarticular um esquema criminoso no Tribunal de Justiça da Bahia. As investigações levaram a conhecimento uma organização criminosa em esquema de venda de decisões judiciais por Juiz e Desembargadores do TJ- Bahia.
Autorizada pelo STJ, a operação possui cerca de 200 policiais e Procuradores federais, cumprem quatro mandados de prisão, e 40 mandados de busca e apreensão em fóruns, Gabinetes, escritórios de advocacia, residência dos investigados.
Quatro desembargadores e dois juízes do TJ/BA foram afastados de seus cargos por suspeita de envolvimento, incluindo o atual presidente, desembargador Gesivaldo Nascimento Britto.
Além do presidente do TJBA, José Olegário Monção, Maria da Graça Osório, Maria do Socorro Barreto Santiago, Marivalda Moutinho e Sérgio Humberto Sampaio, estão afastados por 90 dias e suas atividades, com proibição de acesso destes, as dependências do Tribunal, de se comunicarem com funcionários e de utilização dos serviços do tribunal.
Também são investigados possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, e tráfico de influência nas cidades de Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, na Bahia, e em Brasília.
Comentários estão fechados.