Os índios pataxós de diversas aldeias de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália mais uma vez interditaram a BR 367 nesta quinta-feira (09), em protesto contra o marco temporal, que será votado hoje pelo Superior Tribunal Federal.
A rodovia foi bloqueada por volta das 13:30 na entrada da Aldeia da Jaqueira, nas proximidades da praia da Ponta Grande e segundo os manifestantes, diferente dos outros dias, o protesto não tem hora para acabar.
Em todo o Brasil, indígenas estão mobilizados para chamar atenção do STF para refutar o Marco Temporal, que representa um retrocesso aos povos, que perderiam as terras que não estavam ocupadas ou já em disputa antes de 1988.
Entoando rezas e cantos tradicionais dos povos pataxós, os índios somente estão liberando a passagem de ambulâncias, profissionais de saúde e das forças de segurança.
O protesto é pacífico e ainda pode continuar nos próximos dias. Os ônibus que fazem a linha Porto Seguro x Cabrália estão parando no Barramares e àqueles que desejam seguir viagem, tem que fazer o trajeto a pé .