Inúmeros obstáculos confirmam que ser atleta no Brasil não é fácil: falta de patrocínio, incentivo, estrutura, investimento em políticas públicas. Imagina então as dificuldades das pessoas com deficiência para terem apoio no esporte, mesmo assim, os atletas Paralímpicos estão dando exemplo de força e superação.
Na edição deste ano em Toquio os brasileiros igualaram o recorde de medalhas de ouro obtido nos Jogos de Londres, em 2012.
Até o momento, os paratletas estiveram 22 vezes no lugar mais alto do pódio em Tóquio, e ainda restam dois dias de competição para tentar ultrapassar essa marca.
Neste sábado (04) a vitória sob a Argentina no futebol foi que garantiu a histórica 22ª medalha de ouro, garantindo a melhor campanha dos atletas brasileiros numa edição da Paralimpíada.
O resultado significa a manutenção de uma hegemonia do Brasil na modalidade: desde a estreia do futebol de cinco em Jogos Paralímpicos, em Atenas-2004, apenas o Brasil ganhou medalha de ouro. E, mais do que isso: com cinco edições e 25 partidas disputadas, o Brasil continua invicto.