
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou que 80% dos pacientes internados com a Covid-19 no estado não se vacinaram, ou não completaram o esquema vacina com a segunda dose.
Essa situação acontece na maior parte do Brasil, e aqui no estado as regiões que mais preocupam as autoridades são principalmente sul e extremo sul, onde a imunização é mais lenta.
O técnico da coordenação de imunização da Sesab disse que o avanço devagar na vacinação nessas regiões pode estar ligado às chuvas que atingiram a Bahia no mês de dezembro.
Entre as duas regiões, o quadro de vacinação não atingiu 70% na segunda dose. O sul está com 67,6% de imunizados e extremo sul 63%.
Em entrevista à Rede Bahia, a infectologista Clarissa Cerqueira observou que essa tendência de gravidade tem sido comum nos pacientes não vacinados, diferentemente dos que tomaram duas ou trê doses de vacina.
“A gente observa mais na UTI os pacientes que não tomaram a vacina, que não foram vacinados. Aí a gente vê aquela Covid de alguns meses atrás, que a gente não via há muito tempo. Quem está vacinado, está mais em enfermaria, no máximo com um pouquinho de oxigênio, alguns nem de oxigênio precisam. A gente deixa um pouquinho internado para observar e depois vai para casa”.